Jataúba – Sec. de Educação retorna atendimentos Psicológicos
Estamos atravessando um momento atípico provocado pela pandemia do coronavírus (COVID-19) que, além de gerar sentimentos como medo, angústia, impotência e incerteza, exige que tenhamos responsabilidade social por meio do regime de isolamento requerido coletivamente. A situação requer organização, cuidado e compromisso social. Trata-se de uma oportunidade de frear a rápida contaminação provocada pelo vírus, portanto, evitar o contato físico e a proximidade com pessoas para além daquelas entre as quais a residência é compartilhada, favorece a preservação da vida de pessoas vulneráveis.
Esse recolhimento tem o propósito preventivo e deve ser respeitado, no entanto é importante ficarmos atentos aos custos psicológicos que ele pode produzir. Cuidar de sua saúde mental e seu bem-estar nesse momento é tão importante quanto preservar sua saúde física.
Situações como esta que o mundo está atravessando colocam em evidência a fragilidade humana frente às forças da natureza e afetam diretamente os corpos humanos e as relações sociais. A interrupção da rotina e a perturbação na ordem das coisas, além da restrição à liberdade de circulação e das trocas sociais que a pandemia do novo coronavírus impõe, têm produzido reflexão acerca do funcionamento do mundo contemporâneo e requerido invenções de novos modos de existência que possibilitem a adaptação do homem ao cenário que se constituiu.
Diante disto, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, através de Centro de Atendimento em Educação Especializada – CAEE, realizará a partir desta quarta-feira (27), o retorno dos atendimentos Psicológicos dos pacientes que estavam em acompanhamento além de novos atendimentos de pessoas que realmente apresentem a necessidade desse acompanhamento. Os atendimentos serão realizados de forma on-line.
Vale ressaltar que, o Conselho Federal de Psicologia já regulamentou o atendimento psicológico on-line, onde diante da pandemia da Covid-19, os profissionais podem optar pela prestação de serviços psicológicos por meio de tecnologia da informação e da comunicação, desde que obedeçam as devidas orientações, em especial a necessidade de realização de um cadastro prévio junto ao seu Conselho Regional de Psicologia. (Fonte: Agência Senado)
Os agendamentos podem ser feitos através do telefone (81) 9 9589-9566 das 09h às 12h e das 14h às 17h.
Diogenes Ramos/ Blog do DidiRamos