Eleições 2020; Eleitores de Santa Cruz e Jataúba deixam recado claro nas urnas
Os resultados das urnas em 2020 deixaram vários recados nas cidades de Jataúba e Santa Cruz do Capibaribe no Agreste de Pernambuco. Como já havia acontecido em Toritama em 2016 quando o desacreditado Edilson Tavares venceu as eleições, em 2020 o eleitorado dessas duas cidades deixaram claro que a paixão política por grupos tradicionais tem perdido forças e o sentimento de mudanças foi um recado claro deixado nas urnas no último dia 15 de novembro.
Se em Santa Cruz Edson Vieira saiu enfraquecido quando o seu candidato à sucessão ficou em terceiro lugar sendo superado por Fábio Aragão eleito, e Alan Carneiro esse inclusive que saiu o mais fortalecido desse pleito, em Jataúba a derrota do candidato Jackson Buraco indicado pelo atual prefeito Antônio de Roque foi um duro golpe para o atual prefeito do município que viu minar uma liderança de quase 30 anos no município.
Em Santa Cruz a derrota de Edson liga um sinal de alerta, já que não é segredo pra ninguém que o atual prefeito pretende disputar uma vaga de deputado federal nas eleições de 2022, o resultado acachapante nas urnas certamente farão com que Edson repense a sua posição e refaça as contas uma vez que sair de casa com uma boa votação é fundamental para conquistar uma das 25 vagas do Estado na Câmara Federal.
Jataúba por sua vez traz um cenário diferente, depois de perder duas eleições seguidas 2018 e 2020, Antônio de Roque viu os votos dos seus principais redutos serem minados e além de perder a prefeitura perdeu na câmara o seu principal defensor que era o seu filho Jackson Galego que também saiu derrotado nessas eleições. Se quiser mostrar a sua liderança, Roque terá que mostrar forças já nas eleições de 2022 que servirão de termômetro para as eleições municipais de 2024.