Final de semana movimenta bastidores da política de Jataúba.
Faltando pouco mais de 500 dias para a eleição municipal, os bastidores da política de Jataúba seguem em intensa movimentação, principalmente após a rejeição das contas do ex-prefeito, Antônio de Roque, onde por 10 votos a 01, a câmara rejeitou o parecer do Tribunal de Contas.
Desde o término das eleições 2022, burburinhos tomaram conta das principais rodas de conversas sobre política na cidade, onde uma possível junção entre o ex-prefeito, Antônio de Roque e o atual vice-prefeito, Fábio Mamão estaria em curso. Como também, houve rumores de uma possível aliança do ex-prefeito com o grupo da terceira via, porém com a condição do grupo garantir a eleição em 2024 do ex-vereador, Jackson Galego e da vereadora Josilene, além da indicação do nome do vice na chapa majoritária da terceira via. Fato que não se concretizou.
Vamos aos fatos. Como dito no início da matéria, o final de semana foi de fortes emoções e fizeram tremer, literalmente, os bastidores dos grupos políticos. Pois bem. No último domingo, 21, uma foto do vice-prefeito Fábio Mamão e do ex-vereador, Jackson Galego, abraçados, juntamente com outras pessoas, movimentaram os grupos de WhatsApp e as rodas de conversas espalhadas nos quatro cantos do município. Segundo informações, os dois estavam bem à vontade e não fizeram questão de serem fotografados juntos.
O outro fato que também colocou ainda mais lenha na fogueira, aconteceu em uma festividade no sítio Frango, onde estavam presentes vários vereadores, lideranças políticas e correligionários de ambos os grupos, situação e oposição. O reencontro do ex-prefeito, Antônio de Roque com os vereadores Paulo Floriano e Antônio Biloza, após a votação das contas, rendeu um caloroso e demorado aperto de mão finalizado com um: Muito obrigado! Segundo informações a nós repassadas, Antônio de Roque falou que segue vivo na política e que pode voltar a se candidatar a prefeito e que no dia da votação das contas, uma pessoa ligada ao grupo da terceira via saiu da sua casa faltando poucos minutos para o início da sessão na Câmara, tentando convencê-lo a aderir ao grupo de situação, proposta prontamente rejeitada e que ainda segundo informações, Antônio teria dito que não há a menor possibilidade de junção com o grupo de situação, muito menos com o vice-prefeito, Fábio Mamão. Em relação a votação, Roque foi taxativo, em relação aos sete vereadores (Zuza, Furibinha, Maviael, Luzimário, Civan, Landa e Chico) entendia o posicionamento deles, mas em relação aos seus ex-aliados (Paulo de Floro, Antônio Biloza e Zito Lopes) tinham muito o que fazer ainda, levantando a hipótese que pode ter alguma carta na manga que prejudique a reeleição dos mesmos no próximo ano.
Como se aproxima o período junino, muitas bombas e rojões tendem a se estourar. Até lá, como tudo isso não passa de especulações e agitação por parte dos correligionários, vamos aguardar um posicionamento oficial dos principais envolvidos.