Estudante jataubense participa de cerimônia inédita da OBMEP em Florianópolis
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) realizou a maior premiação nacional da sua história, reunindo mais de mil alunos em Florianópolis (SC), nesta segunda (05/06).
O estudante do 8º ano, da Escola José Higino de Sousa, Victor Augusto da Silva, 14 anos, realizou um feito inédito para a Rede Municipal de Ensino de Jataúba, a primeira medalha de ouro atingida na 2ª fase da OBMEP edição 2020/21, ficando em 3º colocado no estado de Pernambuco, em 2022 Victor conquistou a medalha de prata.
A cerimônia inédita reúne os medalhistas de ouro da 16ª e da 17ª edições da olimpíada para uma celebração conjunta.
O evento homenageou o presidente Lula, presidente da República quando foi criada a OBMEP, em 2005, e outras personalidades que fizeram parte da história da Olimpíada.
Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP reúne mais de 18 milhões de participantes, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio, em 99,8% dos municípios do país.
Ao todo, 1.089 jovens de todas as regiões do país tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência única. Eles viajaram com a delegação de alunos de seus estados, acompanhados de um professor, para receber em mãos a tão sonhada medalha dourada.
Para Victor, essa medalha foi uma grande conquista para ele e sua família. “Estava ansioso para receber a medalha, é uma realização não apenas minha, mas também da minha família. Espero um futuro promissor e pretendo ganhar outras medalhas”, comenta confiante Victor.
Nos três dias de evento, os jovens participaram de atividades acadêmicas lúdicas, assistiram a apresentações, trocaram experiências e concorreram a um sorteio de brindes. A programação também teve uma palestra do pesquisador do IMPA Paulo Orenstein, que integra o Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA).
OBMEP:
Criada em 2005 e realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), com apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), a competição é promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).