Centro Sabiá apresenta projeto de recuperação de nascentes do Rio Capibaribe
A Dirigente Municipal de Educação, Roseane Chaves, recebeu Raimundo Bertino, representante do Centro de Desenvolvimento Agroecológico – Sabiá.
O encontro foi nesta segunda (14/08), na Secretaria de Educação, para apresentar o Projeto Águas da Serra: Agroflorestas na recuperação de nascentes do Rio Capibaribe.
O objetivo é promover a restauração florestal de quatro nascentes do Rio Capibaribe no município de Jataúba, através da implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) e do desenvolvimento de ações comunitárias de educação ambiental, saneamento rural e recuperação e conservação de recursos hídricos.
Através de oficina de educação ambiental, serão mobilizados 10 alunos de três escolas municipais de Jataúba, do Ensino Fundamental entre 5º ao 9º ano e três educadoras, uma de cada escola. Os alunos serão indicados por professores ou gestores de cada escola, a proposta é que seja as escolas do Jacú, Riacho do Meio e José Higino.
O projeto terá duração de 12 meses e compreenderá atividades junto a doze famílias agricultoras, 4 jovens multiplicadores, escolas municipais e audiência geral dos canais institucionais de comunicação do Centro Sabiá.
O projeto será desenvolvido pelo Centro Sabiá, com apoio de mobilização e participação da Secretaria de Educação, Associação dos Pequenos Agropecuaristas do Sítio Sobrado e Adjacências (APASA), do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Jataúba e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jataúba.