Prefeitura de Jataúba adere paralisação contra redução do FPM

Nesta quarta-feira (30), a prefeitura de Jataúba se uniu a diversos municípios espalhados pelo Brasil e paralisou as atividades em protesto contra a redução de repasses financeiros do Fundo de Participação dos Municípios – FPM. Os recursos do FPM ajudam no custeio de despesas obrigatórias, como pagamento de servidores, previdência, saúde, educação, infraestrutura entre outros, que visam garantir melhorias para a população, principalmente nos municípios de pequeno porte, como é o caso de Jataúba, onde a principal fonte de receita é o FPM.

Durante o 6º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela AMUPE, a prefeita de Jataúba, Dr.ª Cátia, ressaltou a importância dos pequenos municípios e que os mesmos precisam ser ouvidos, pois essa queda nos repasses do FPM impactam fortemente no desenvolvimento e garantia de políticas públicas nesses municípios. “Tem critérios que existem para esse repasse e nós prefeitos não estamos cientes para poder a gente reivindicar. Como você falou, vai ter esse Conselho que vai incluir prefeitos e como você sempre foi um municipalista que se preocupou com as pequenas prefeituras, espero que nesse momento, exista de lá também a voz de um pequeno prefeito de uma cidade pequena para também estar defendendo as nossas causas. Porque nós somos a maioria dos municípios. As grandes cidades, a gente vê aí o quanto elas vêm recebendo de benefícios e com toda essa crise quem mais sofre são os municípios pequenos. Então nós, municípios pequenos precisamos dar as mãos para sermos mais fortes e ter voz e principalmente para sermos ouvidos e cientes das atitudes, dos atos e das leis que são tomadas para que a gente também possa dar a nossa opinião”, destacou Dr.ª Cátia.

A AMUPE reuniu no último dia 14, prefeitos (as), deputados estaduais, deputados federais de Pernambuco e de forma uníssona pediram que os representantes da bancada Federal repassem as demandas para o Governo Federal como o adicional de 1,5% do FPM, liberação de recursos das emendas parlamentares, entre outras.

Nessa quinta-feira (31), as atividades retornam normalmente nas repartições públicas do município.

Diogenes Ramos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!