Escola de Ensino Fundamental de Jataúba apresenta o projeto Caatinga e Medicamentos Fitoterápicos

O estudo busca garantir o ensino de ciências com a utilização da medicina popular através do uso da caatinga no município de Jataúba como fonte primordial de insumos.

Na quarta (18/10), a Escola Municipal José Higino de Sousa, apresentou o projeto “Caatinga e Medicamentos Fitoterápicos”, desenvolvido pelos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, sob a orientação do professor Antonio Damião Borrego.

O objetivo foi estudar a caatinga e os seus usos na produção de medicamentos fitoterápicos, conhecer a vegetação, estimular a preservação e fabricar chás e xaropes.

Durante três meses, os alunos entrevistaram pessoas de diferentes localidades em busca dos saberes populares. Espécies como o Jatobá, Jurema, Angico, Aroeira, Catingueira, Umbuzeiro e a babosa foram catalogadas e selecionadas suas funcionalidades para o uso medicinal.

Com o levantamento realizado das plantas medicinais, foram apresentados a comunidade escolar os benefícios e riscos do uso inadequado desses recursos fitoterápicos, a importância da preservação deste bioma e despertar nos estudantes um olhar de responsabilidade com o espaço em que estão inseridos.

diogenesramos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!