JATAÚBA – Folia de Momo agita bastidores da política

O carnaval, festividade marcada por cores vibrantes, músicas contagiantes e desfiles exuberantes, não é apenas um espetáculo de entretenimento, mas também um palco onde a política encontra seu espaço entre os confetes e as serpentinas. A participação ativa de figuras políticas nos eventos carnavalescos não passa despercebida. Líderes e autoridades se misturam aos foliões caindo no passo do frevo. Essa interação entre política e carnaval cria uma ponte entre a esfera governamental e a cultura popular, mostrando que, mesmo em meio à diversão, a política está presente e em Jataúba não seria diferente.

Podemos dizer que o Carnaval 2024 em Jataúba foi do resgate e da manutenção das tradições culturais. Foram seis dias de festa que movimentaram a economia local e atraiu turistas de várias cidades de Pernambuco e também da Paraíba. Dentro do contexto político, pudemos observar que os grupos ainda vivem algumas indefinições e estão aguardando as movimentações de outros grupos para assim como no jogo de xadrez, dá o Xeque-mate.

OPOSIÇÃO

A oposição de Jataúba hoje ainda segue dividida: Antônio de Roque; Pólito e Mamão, que recentemente lançaram suas pré-candidaturas pousaram para fotos juntos em diversas ocasiões ao longo dos festejos de Momo. Fontes ligadas aos três nomes, informaram que estão tentando fazer uma união das oposições para chegar com mais gordura política para enfrentar o grupo de situação, porém as recentes entrevistas do vice-prefeito Fábio Mamão foram um verdadeiro balde de água fria nas pretensões do grupo que o acompanha. Outro empecilho para a união das oposições é que o ex-prefeito, Antônio de Roque, não aceita em hipótese alguma uma junção com Fábio Mamão, inclusive alguns correligionários de ambos teriam tentado de toda forma fazer um registro dos dois juntos, porém não obtiveram sucesso. O único registro que conseguiram foi de Antônio de Roque com Pólito, nome que vem ganhando visibilidade e poderá compor a chapa com o ex-prefeito.

SITUAÇÃO

Os principais nomes do grupo de situação são da prefeita, Dr.ª Cátia e do seu esposo, Boy Ribeiro. Por motivos pessoais, a prefeita não pôde estar presente nas festividades de Momo, porém foi representada pelo seu esposo, Boy Ribeiro, que prestigiou desde o resgate do bloco ‘As troça de Mãe Tera’ até o bloco da ‘Ressaca’, na quarta-feira de cinzas, na vila do Jacu. Demonstrando união um grupo coeso, Boy esteve ao lado de vereadores e lideranças comunitárias prestigiando os blocos carnavalesco na cidade e zona rural.

POLÊMICA

A grande polêmica do carnaval 2024 de Jataúba foi a disputa entre os blocos ‘Flutuar’ e ‘Se vê que tem, bota’, ambos com conotações política. Considerado até ano passado, um dos maiores blocos do município, o Flutuar viu seu número de foliões diminuir drasticamente nesse ano de 2024. Já o bloco ‘Se vê que tem, bota’, levou para as ruas de Jataúba uma verdadeira multidão e se consolidou em seu primeiro ano, como o maior bloco já visto em Jataúba. Ambos os blocos contaram com a presença de seus respectivos políticos e serviu de termômetro para as conjunturas políticas que se vislumbra por aí. Além das polêmicas em torno desses dois blocos, um fato chamou bastante atenção, tanto dos foliões quanto de políticos que foi a presença do vice-prefeito Fábio Mamão no bloco ‘Flutuar’, presença essa que não foi bem vista por quem estava lá e principalmente por eleitores e apoiadores históricos de Mamão. Outro fato que chamou a atenção foi a presença do ex-prefeito Antônio de Roque acompanhando, mesmo que distante, o bloco ‘Se Vê que tem, bota’ e ainda de acordo com algumas informações de pessoas próximas, Roque teria pedido para que o ‘Flutuar’ não saísse, pois não seria interessante bater de frente.

Por fim, o carnaval, por sua natureza democrática e inclusiva, torna-se um terreno fértil para discutir não apenas as festividades, mas também os aspectos políticos que as permeiam e os fatos que cercaram o carnaval de Jataúba com certeza refletirá internamente nos grupos políticos e consequentemente na eleição vindoura. Nesse grande espetáculo, a política não é apenas um espectador, mas sim um protagonista, misturando-se às cores vibrantes e aos ritmos envolventes que marcam essa celebração única.

diogenesramos

Um comentário em “JATAÚBA – Folia de Momo agita bastidores da política

  1. Não presenciei as festas carnavalescas aí em Jataúba, mas, quero parabenizar-lhe pela cobertura da festa como também pela a análise política. Continue com ética e parcialidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!