De olho na política – Por Diogenes Ramos

Faltando pouco mais de quatro meses para o pleito municipal, as definições internas movimentam os bastidores da política jataubense. Passado o prazo das filiações e o prazo para regularização, transferência de domicílio eleitoral, entre outros, as mudanças e as organizações dos partidos trazem um desenho mais nítido de como será a disputa, que ocorrerá no dia 06 de outubro.

Com seus pouco mais de quinze mil eleitores, Jataúba tem uma tradição de acirramento político. Nos seis meses que antecedem o pleito, os ânimos começam a aflorar e é aí onde o eleitor, principalmente aquele indeciso, escolhe um partido para defender. Porém há algo estranho no comportamento do eleitor jataubense, uma quietude que tem colocado várias pulgas atrás das orelhas dos políticos. Há um silêncio generalizado, as movimentações não têm entusiasmado a grande massa e isso pode ter algumas explicações como a falta de vontade de um engajamento mais fervoroso, consequências de atos, ou ainda a longitude do pleito. O fato é que para quem acompanha a política e a analisa de forma fria, sem fanatismo percebe que essa quietude pode revelar surpresas desagradáveis no futuro não muito distante. Outro detalhe que isso não é uma particularidade de partido A ou B, é geral. Porém vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

 

GRUPO DE SITUAÇÃO

Grupo coeso e com um grande peso político, a terceira via conseguiu desde a sua criação, em 2016, três vitórias majoritária em três eleições (2018, 2020 e 2022) e hoje dá sustentação a administração da prefeita Dr.ª Cátia Ribeiro. Apesar das vitórias e das adesões, o grupo sofreu algumas perdas que direta ou indiretamente contribuíram para as vitórias conquistadas até então, aqui podemos citar alguns nomes como por exemplo Van do Mimoso, que foi candidato a vereador pelo grupo no pleito de 2020 e obteve 224 votos (1,9%). Hoje Van está filiado ao PODEMOS e é pré-candidato a vereador pelo grupo do ex-prefeito, Antônio de Roque. E também a ex-vereadora, Ana Paula, que está filiada ao Solidariedade e poderá ocupar a vaga de vice na chapa encabeçada por Mamão. Hoje o grande imbróglio do grupo da terceira via, é a indefinição quanto a quem será o vice na chapa encabeçada pela prefeita, Dr.ª Cátia. Alguns nomes como o do presidente da Câmara, Chico de Irineu, o empresário Josemir e o ex vice-prefeito, Jackson Buraco, vem ganhando destaque nas principais rodas de conversas. Com destaque na sua trajetória política e na forma de conduzir os trabalhos na Câmara, Chico de Irineu tem as credenciais necessárias para ocupar a vaga de vice. Porém, o nome de Josemir também vem ganhando força, principalmente entre os eleitores mais jovens. O páreo não é tão fácil e até as convenções muita coisa pode acontecer.

 

ANTÔNIO DE ROQUE

O grupo de oposição, liderado pelo ex-prefeito Antônio de Roque ainda segue sem uma definição concreta de quem realmente serão os candidatos do grupo. Segundo uma fonte nos informou, Roque seguirá com o discurso de que é pré-candidato a prefeito até os acréscimos do segundo tempo da prorrogação. Quando estiver com sua base consolidada, próximo a data do início das convenções, Antônio de Roque apresentará sua chapa de pré-candidatos composta por Pólito – que vem ganhando visibilidade no cenário político local e regional – e Jackson Galego. Essa movimentação se dá pelo fato de que Roque não estaria disposto a enfrentar uma disputa judicial em um possível registro de candidatura. A escolha de Galego (seu filho), para compor a chapa juntamente com Pólito é pelo fato de que alguns pré-candidatos a vereador já estariam enciumados com um provável favorecimento de Galego e Josilene. Dessa forma, Jailson Kaô, que foi candidato a vice nas eleições de 2020 e estava sendo cotado para ser pré-candidato a vice novamente no pleito desse ano, foi rifado e aderiu ao grupo da terceira via. Além disso, uma fonte nos confidenciou que vários cenários foram analisados e há uma possibilidade de um acordo, que poderá ser intermediado pelos Coelhos, onde Roque apresentará Pólito como o candidato a prefeito pelo grupo de oposição e no pleito de 2028, que é seu principal objetivo, Roque seria o candidato. Vamos aguardar as próximas movimentações.

MAMÃO

Com uma carreira política consolidada, Mamão que já esteve como vereador em duas ocasiões, tornou-se logo após as eleições do ano 2000, a principal voz da oposição. Eleito vice-prefeito em 2020, Mamão vinha desempenhando um papel discreto nos bastidores, com várias indicações de empregos, porém as vésperas do pleito de 2022 rompeu com o grupo da terceira via. Desde então, Mamão vem formando um grupo que possa dar uma robustez a sua pré-candidatura a prefeito. Se confirmando sua pré-candidatura, será a 5ª vez que Mamão tentará ocupar a cadeira do executivo municipal. Segundo relatos de uma fonte, Mamão foi com muita sede ao pote e caiu na conversa de algumas pessoas que lhe aconselhavam dizendo que era melhor seguir com uma candidatura solo do que unir-se novamente a terceira via. Outros aconselhavam para uma junção com o ex-prefeito, Antônio de Roque. Diante de todo esse impasse, Mamão resolveu conceder algumas entrevistas que culminaram na quase dissolução do grupo. A fonte ainda nos relatou de que até o dia 29 de janeiro, antes de uma das entrevistas, Mamão era o nome de consenso da oposição. Alguns meses se passaram e hoje, segundo informações, Mamão estaria arrependido de algumas falas que teria dito e que aceitaria uma junção com Pólito, desde que ele (Mamão) seja o cabeça de chapa ou até mesmo um retorno para a terceira, caso o Boy o procure para uma última conversa.

 

As convenções partidárias têm início dia 20 de julho e seguem até o dia 05 de agosto. Até lá, tudo não passa de especulações, projeções e opiniões que nós emitimos para deixar nosso leitor atento as movimentações que estão acontecendo nos bastidores, pois as informações, até as mais sigilosas são vazadas, chegam até nós e nós precisamos “dar publicidade a elas”. Nessa reta final, as lideranças precisam ficar atentos a quem confiam certas informações. Renato Russo certo dia disse: “Se quiser alguém em quem confiar, confie em si mesmo…”.

diogenesramos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!