De olho na política de Jataúba – Por Diogenes Ramos
O pleito municipal, que realizar-se-á no próximo dia seis de outubro tem um tempero especial, pois é nele que a população escolhe seus representantes que ao longo dos próximos quatro anos buscarão melhorias em diversos setores da sociedade. Na pacata cidade de Jataúba, localizada no Agreste Central do estado de Pernambuco, os palanques nunca se desmontam e grande parte da população respira política 24h por dia. Hoje Jataúba conta com 15.526 eleitores aptos, distribuídos em 49 seções eleitorais, espalhadas pela cidade e zona. Dados os números, vamos ao que realmente interessa ao nosso leitor.
GRUPO DE SITUAÇÃO
O grande dilema do grupo ainda é a indefinição de quem será o candidato a vice na chapa encabeçada pela prefeita Drª Cátia, que vai em busca de sua reeleição. Três nomes: Chico de Irineu; Josemir e Jackson Buraco estão sendo cogitados pela população para compor a chapa, porém, as lideranças do grupo, Val Ribeiro e a própria prefeita ainda não se pronunciaram. Fazendo uma análise minuciosa, dada a trajetória política e os trabalhos realizados ao longo dos seus quatro mandatos de vereador, principalmente as ações realizadas à frente da presidência da Câmara, colocam Chico em uma certa vantagem, mas, de forma recôndita existe algumas pessoas que articulam para que Josemir ocupe a vaga, pois trata-se de um nome “novo”, há também aqueles que tem afeição ao nome de Jackson Buraco. O fato é que existe uma pressão para que o líder do grupo, Boy Ribeiro, anuncie logo o nome do vice. De toda forma há uma expectativa de que o nome só será revelado nos acréscimos do segundo tempo da prorrogação.
ANTÔNIO DE ROQUE/ DRº PÓLITO
O ex-prefeito Antônio de Roque, tem feito uma pré-campanha silenciosa, sem muito alarde. Há quem acredite que ele vai de fato para a disputa, porém, uma fonte próxima a Roque, teria nos confidenciado que o mesmo abrirá mão de candidatura e apresentará o nome do Dr.º Pólito como seu candidato a prefeito e vaga de vice será ocupada pelo ex-vereador, Jackson Galego. O nome de Pólito vem ganhando envergadura política desde o ano passado e com o apadrinhamento do Dep. Edson Vieira, o mesmo conseguiu o comando do União Brasil em Jataúba. Essa conjuntura Pólito/Galego se dá pelo fato que a chapa proporcional (vereadores) do grupo estaria com uma ou duas vagas com chances de garantir uma cadeira na Câmara em aberto e, caso Galego vá para a disputa proporcional, Antônio de Roque conseguiria eleger Josilene e Galego, o que tem incomodado alguns pré-candidatos.
MAMÃO
O vice-prefeito, Fábio Mamão tem oscilado nos últimos meses. A gordura política que ele conquistou ao longo das últimas duas décadas derreteram rapidamente e Mamão tem visto seu grupo se debandar para outras alas políticas. Como não conseguiu se desincompatibilizar dentro do prazo legal, a ex-vereadora, Ana Paula, não estará na disputa nem compondo a chapa majoritária na vaga de vice, nem também disputará uma cadeira na Câmara de vereadores. Inclusive, Ana Paula participou de um evento promovido pelo Solidariedade na capital pernambucana e na ocasião encontravam-se a ex-deputada Marília Arraes, o prefeito da cidade do Recife, João Campos, o ministro de portos e aeroportos, Silvio Costa Filho, entre outros políticos. O fato é que segundo as informações que nos fora repassado, Mamão se arrependeu de alguns atos que cometeu e que resultaram no seu rompimento com o grupo da terceira via. Além disso, Mamão tem tentando insistentemente uma aproximação com o ex-prefeito Antônio de Roque, porém Roque não quer conversa com Mamão. Com a inviabilidade da candidatura de Ana Paula, o nome que poderá compor a chapa juntamente com Mamão será o de Mero Chaves, que hoje está filiado ao Avante. Reuniões aconteceram ao longo desta semana para que o grupo pudesse caminhar junto, pois alguns pré-candidatos a vereador pelo PT estariam mais ligados ao ex-prefeito do que propriamente a Mamão e seu grupo.
Feito as análises registro aqui minha opinião, que poderá agradar uns e desagradar outros. É fulcral inferir que em todo e qualquer grupo político pequenos grupinhos se formem em defesa do nome de A ou de B para que no futuro próximo sejam agraciados de alguma forma. A partir do momento que se força algo como junção de A com B, ou o nome de fulano é melhor do que o de cicrano, pois fulano não gosta desse ou daquele, a coletividade passa para o segundo plano. Apesar de serem grupos, hoje o grande os maiores adversários dos grupos de situação e oposição, são os próprios grupos. O ciúme, a inveja ainda corrói as entranhas dos grupos políticos, seja em Jataúba, seja em qualquer parte do Brasil, quiçá do mundo. Um autor desconhecido disse a seguinte frase: “Fofoca são criadas por invejosos, espalhadas por tolos e aceitas por idiotas”. Por fim, a partir do próximo dia 20 tem início o prazo para que os partidos façam suas convenções e apresentem de forma oficial os nomes que irão para a disputa em outubro.