Diva Pacheco: A grande mulher da história da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém – Pernambuco
Diva Pacheco construiu a sua história no Distrito Eco-Turistico de Fazenda Nova, município do Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco. Filha de Sebastiana e Epaminondas Mendonça, os criadores da Paixão de Cristo na vila, com elenco formado por familiares e moradores.
Conheceu o militar e jornalista gaúcho Plínio Pacheco, através do seu irmão Luiz Mendonça. Pacheco foi fazer cobertura para divulgação do espetáculo, para publicação no jornal que trabalhava. Os dois se apaixonaram. Viajaram para o Rio Grande do Dul, e no retorno o velho Epaminondas entrega ao genro a produção da Paixão.
Plínio começa então a construção da cidade de pedra Nova Jerusalém, que mais tarde se tornaria o maior teatro ao ar livre do mundo. Junto com o seu marido, Plínio Pacheco, Diva foi fundamental na construção e consolidação de Nova Jerusalém. Ela não apenas participou da criação e confecção de figurinos e adereços para o espetáculo, mas também interpretou diversos personagens, incluindo o papel de Maria, mãe de Jesus, por 17 anos.
Além de seu trabalho no teatro, ela atuou em diversos filmes: O Auto da Compadecida ( Primeira versão, de 1968, gravada em Brejo da Madre de Deus), Vingança dos 12, Faustão , A Noite do Espantalho, O Boi Misterioso e o Vaqueiro Menino, entre outros. Em 2005, estreou na Rede Globo, interpretando a personagem Sulanca na novela “A Lua Me Disse”, de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa.
O seu último trabalho foi o musical Pastoril de Diva Pacheco, Direção de Wagnner Sales.