Coluna – De olho na política
Encerrando o mês de março, mês esse dedicado a mulher, trazemos a seguir um artigo que enaltece e reconhece o trabalho de Dr.ª Cátia, eleita em 15 de novembro de 2020 com 6.668 votos, como a primeira mulher prefeita de Jataúba. Além disso, trazemos também algumas observações no tocante ao contexto político da cidade.
A desenvoltura política e administrativa da prefeita de Jataúba, Dr. ª Cátia Ribeiro, tem chamado a atenção de políticos e governantes de várias regiões do estado, além de colocar Jataúba em um patamar de evidencia. Com apenas 820 dias à frente do executivo municipal, Dr. ª Cátia já conseguiu trazer inúmeros benefícios para os jataubenses, como por exemplo aquisição de tratores, retroescavadeiras, perfuração de poços artesianos, valorização dos profissionais do magistério, requalificação e reforma de escolas na cidade e zona rural, melhorias nos atendimentos médicos, fortalecimento da política de Assistência Social e obras estruturadoras como pavimentação, saneamento do bairro Petrolino Malaco (Seu Teté), construção da praça das rendeiras e extensão da rede de distribuição de água, obra orçada em mais de oito milhões de reais, entre outras tantas melhorias.
Todo esse trabalho além de melhorar a qualidade de vida dos jataubenses, tem despertado o interesse de deputados que querem destinar recursos, que contribuam ainda mais com o trabalho da prefeita e ajudem a colocar Jataúba definitivamente nos trilhos do desenvolvimento. Prefeitos da região e de várias outras regiões do estado também reconhecem o trabalho e a liderança de Dr.ª Cátia, tanto é que a mesma foi convidada recentemente para fazer parte da diretoria da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), importante organização que reúne prefeitos de todo o estado de Pernambuco.
No campo político, a prefeita conta hoje com 10 vereadores ao seu lado além da grande maioria das lideranças comunitárias, que juntos dão sustentabilidade política ao seu governo e torna o grupo de situação, mais coeso. Essa força e consistência do grupo da terceira via, vem se consolidando desde a eleição de 2018, onde o grupo saiu vencedor pela primeira vez e desde então já soma três vitórias seguidas: 2018, 2020 e 2022. O reflexo de todas essas benesses e conquistas ao longo dos últimos anos, credenciam Dr.ª Cátia para ir em busca de sua reeleição, pois não seria justo ajustar e organizar a casa e entregar de mão beijada para outros.
Como 2024 e as eleições municipais ainda está um pouco distante, muita água tende a rolar por baixo da ponte, principalmente agora nesse período chuvoso, com as águas de março fechando o verão. Contudo, duas coisas devem ser levadas em consideração: conjuntura atual e conjuntura futura. Na conjuntura atual o grupo de situação está mais do que robusto e a prova disso são os números das últimas eleições e o bom desempenho da gestão, que em uma pesquisa recente alcançou o índice de 75% de aprovação. Outro fator importante que deve ser observado é que por mais que lideranças e vereadores detenham uma base política, as ações e melhorias que ocorrem no município são advindas através do empenho e esforço da prefeita, em alguns casos com a ajuda de alguns vereadores e isso deve ser reconhecido e sobretudo, respeitado.
Nas conjunturas futuras, vários cenários se apresentam e podem ser concretizado, porém, diante dos acontecimentos recentes as junções político-partidárias se definidas de forma errônea, tendem a ser mais danosas para o grupo de situação. Apesar de muitos correligionários, vereadores e até mesmo o ex vice-prefeito terem aderido ao grupo de situação, a figura do ex-prefeito Antônio de Roque aderindo ao grupo da terceira via (ou sendo convidado a aderir), causaria um estrago sem precedentes. Ao mesmo tempo, uma reaproximação com o atual vice-prefeito, Fábio Mamão, seria menos danoso ao grupo, pois grande parte do eleitorado da terceira via tem um ponto em comum com o “eleitorado” de Mamão: não devolver a chave ao ex-prefeito ou a alguém do seu grupo, ou ex grupo.
De qualquer forma, que as entrelinhas sejam entendidas. Caso não sejam, em breve traremos mais novidades acerca dos bastidores da política jataubense.